Institucional

História

A história do anidrido ftálico no Brasil começou na década  de 1950, quando um grupo italiano trouxe a tecnologia de produção para o País,  e fundou em 1953,  a Indústria Química de Produtos Ftálicos em Mogi das Cruzes . Três anos depois, a capacidade de produção da empresa atingia a marca de 200 toneladas por ano. Em 1963, a Vulcan Material Plástico incorporou a empresa e sete anos mais tarde o controle acionário da VULCAN passou para a OCCIDENTAL PETROLEUM CORPORATION. A divisão química da VULCAN, sofreu uma cisão em 1987, dando origem à FTALIQUÍMICA, empresa com participação da UNIPAR - UNIÃO DAS INDUSTRIAS PETROQUÍMICAS que, em 1988, passou a denominar-se OXYPAR INDÚSTRIAS QUÍMICAS.    


Em janeiro de 1998 a Petroquímica de Mogi das Cruzes foi criada, e naquele mesmo ano passou a integrar o grupo CIPATEX. A PETROM já nasceu como maior fabricante de Anidrido Ftálico da América Latina. A nova empresa iniciou suas atividades com uma capacidade de produção anual de cerca de: 60 mil toneladas de Anidrido Ftálico, 65 mil toneladas de Plastificantes e 4.000 toneladas de Ácido Fumárico. Investimentos posteriores aumentaram a capacidade anual de produção dos plastificantes com a incorporação de fábrica da NPC INDÚSTRIAS QUÍMICAS de 65 para 90 mil toneladas. Instalada em uma área de 800mil m2, na Rodovia Mogi-Bertioga, a PETROM conta com uma área produtiva de 21mil m2.  



A fábrica da PETROM é dotada de sistemas para tratamento de água com capacidade para 50m3/h, três poços artesianos com capacidade para 20m3/h, além dos modernos sistemas de controle de poluição e de tratamento de efluentes que demonstram a preocupação da empresa com a preservação da qualidade do meio ambiente.
Além disso, conta com um eficiente suporte de segurança, garantido por um sistema contra incêndio com dois mil metros de extensão, uma ampla rede de hidrantes e a rigorosa observância das normas de Segurança do Trabalho.


Hoje, com 190 funcionários, a empresa está intimamente ligada ao seu compromisso social de contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do País e para a qualidade de vida, respeitando o meio ambiente. Os dois projetos de responsabilidade social, Canarinhos do Itapety (Projeto da Prefeitura, que visa à formação de coral de crianças de comunidade carentes do município) e a Escolinha de Esportes (Projeto para crianças de 7 a 14 anos de idade residentes na Vila Moraes e filhos de funcionários) mostram a face da PETROM.



Visando atender o aumento da demanda de Anidrido Ftálico, a PETROM ampliou sua capacidade de produção do produto para 82.000t/a e dos plastificantes para 108.000t/a crescendo juntamente com o mercado mantendo sua condição de liderança na America Latina.



Estaremos investindo em co-geração de EE, para alcançarmos a auto-suficiência e continuaremos sempre investindo para implementarmos as tecnologias mais modernas disponíveis, para nos mantermos competitivos neste mundo globalizado. 


 

Visão

Estar entre os grandes produtores de Anidrido Ftálico do mundo, mantendo a liderança na América Latina.


 

Missão

A PETROM tem como missão ser reconhecida como fornecedora preferencial de seus produtos, produzindo dentro dos padrões mundiais de qualidade, segurança e meio ambiente, buscando adequado retorno do capital, através da utilização das melhores tecnologias disponíveis, formando alianças estratégicas, viabilizando meios para fidelizar clientes, propiciando qualidade de vida e desenvolvimento de seus colaboradores, atuando com responsabilidade social de forma integrada com a comunidade.