Produtos

Anidrido Ftálico

O anidrido fitálico é um tipo de ácido desidratado. É o ácido mais fabricado no mundo todo. Na fabricação deste produto é utilizado o ortoxileno (produto petroquímico básico) e o ar atmosférico como matérias-primas. Este é um produto obtido por meio de catalisadores em leito fixo utilizado na produção de plastificantes, os ésteres do anidrido ftálico tem excelente performance por seu baixo custo, por isso dominam o mercado de resinas de PVC. Serve também para a produção de resinas de poliésteres insaturadas, largamente utilizadas na construção civil, na indústria moveleira, na fabricação de barcos e de carrocerias de automóveis. O anidrido ftálico dá origem, também, as resinas alquídicas usadas nas tintas, esmaltes e adesivos. Ele é utilizado para fazer os plastificantes, outro produto da PETROM. O anidrido pode ser vendido em estado líquido, que é transportado em carros tanques, ou em saco de 1000 quilos em forma de pó

Ácido Fumárico Técnico

O ácido fulmárico é utilizado em acidulantes que compõem os sucos em pó. É utilizado em dois tipos de reação: esterificação – para manufatura de poliésteres, resinas alquídicas e plastificantes; e adição para manufatura de intermediários para copolimerização e síntese orgânica.Além disso, é utilizado na fabricação de aglutinantes de papel, resinas alílicas, adesivos, inseticidas e fungicidas

 
Anidrido Maléico

Destaca-se entre os ácidos insaturados por seu baixo preço e pelas excelentes propriedades conferidas às resinas poliésteres. O Anidrido maléico é utilizado também na fabricação de aglutinantes para papel, ácido succínico, ácido málico, resinas poliamídicas, vinilícas, furânicas, copolímeros, agentes tensoativos, inseticidas e herbicidas

Álcool Isoamilico

O Álcool Isoamílico (Pureza Mínima 99%), produzido na unidade de Rafard/SP, é uma mistura de isômeros 3-metil, 1-butanol e 2-metil, 1-butanol, com preponderância do primeiro (aproximadamente 85%). A matéria-prima utilizada pela PETROM na produção do Álcool Isoamílico é o Óleo Fúsel, o qual por sua vez é um subproduto das destilarias de Álcool Etílico (etanol).      

 O Álcool Isoamílico tem entre suas principais aplicações: 
- Na indústria de Tintas e Vernizes, para a produção de acetato de isoamila; 
- Na indústria de Plastificantes , para a produção do DIAP (DiIsoAmil Ftalato); 
- Na indústria de Perfumaria, para a reconstituição de óleos e essências; 
- Na síntese de fragrâncias e aromas; 
- Na produção do salicilato de isoamila, aplicado largamente em sabonetes e fragâncias  
cosméticas; 
- Na purificação do Ácido Fosfórico, atuando como solvente de extração


 

Plastificantes

Os plastificantes são produtos químicos que quando misturados ao PVC dão plasticidade a este material. Combinados a diferentes formas químicas, resultam em diferentes tipos de plásticos, como o plástico mais maleável de alguns calçados, ou o mais rígido de cadeiras, e assim por diante.

Dentre os plastificantes mais importantes estão:

DINP (Diisonomil Ftalato) – utilizado pelas indústrias automobilísticas e para máquinas de espalmar.


DOP (Dioctil Ftalato) – largamente utilizado na fabricação de laminados flexíveis para as indústrias de brinquedos, calçados, utensílios domésticos, etc.

DIBP (Diisobutil Ftalato) – utilizado como solventes para tintas, óleos e resinas sintéticas e naturais.

DOP-FG (Di-2-EtilHexil Ftalato Food Grade) - Plastificante indicado para aplicações alimentícias onde a baixa acidez livre e ausência de odor são requisitos fundamentais. Exemplos de sua aplicação são filmes esticáveis (stretch) e vedantes.

DBP (DiButil Ftalato) - é um plastificante monomérico primário, indicado para nitrocelulose, acetato de polivinila, resinas fenólicas, alquídicas e borrachas cloradas e nitrílicas.

DIAP (DiIsoAmil Ftalato) -obtido a partir do Álcool Isoamílico (Álcool com 5 carbonos) originado do processo de fermentação do caldo da cana de açúcar para obtenção do etanol. É uma alternativa ao DIBP e DBP, apresentando como vantagem uma menor volatilidade.

DINA (DiIsoNonil Adipato) - Plastificante especialmente indicado para compostos de PVC que devem manter a flexibilidade a baixa temperatura. Nos plastissois contribui com o aumento da estabilidade da viscosidade da pasta e nas propriedades de liberação do ar retido no processo de preparação da mesma. Tem como aplicação a produção de filmes esticáveis, plastissois e revestimentos de fios e cabos.

DIDA (DiIsoDecil Adipato) - é um plastificante monomérico de médio peso molecular, com baixa viscosidade e de pouca volatilidade e recomendado para aplicações em que são exigidas alta resistência mecânica e excepcional flexibilidade, principalmente a baixa temperatura. Nas aplicações de plastisol vinílico, notadamente espalmados, moldagem rotacional de bonecas e brinquedos, vedantes, o DIDA é empregado com sucesso por sua baixa viscosidade e pelo fato de não aumentar a reologia da pasta no armazenamento nem durante o consumo do plastisol. O DIDA também pode ser utilizado nos compostos de cloreto de polivinila com borracha nitrílica nos quais o plastificante entra como componente principal.


DIDP (DiIsoDecil Ftalato) - é um plastificante monomérico primário que possui boas propriedades mecânicas e resistência à ruptura nas baixas temperaturas. A alta resistência à água e às intempéries dos compostos de cloreto de polivinila plastificados com DIDP favorece o seu emprego na parte externa das construções e nos reservatórios para água destinados à lavagem de roupa, bebedouro para gado, tanques para banho, etc.n Por sua baixa volatilidade e excelente processabilidade, é largamente utilizado nas calandras e espalmadeiras na fabricação de filmes para estofamento de carros, lonas, encerados, etc.

DIDP-FG (DiIsoDecil Ftalato Food Grade) - Trata-se de um plastificante com elevado grau de pureza para aplicações que exigem produtos sem odor e gosto. Plastificante usado quando é necessária baixa volatilidade e boa resistência à extração por água e sabão. Possui boas propriedades dielétricas, boa flexibilidade à baixa temperatura, alta resistência à tração, baixa migração e boa permanência.